Utilizamos cookies próprios e de terceiros para melhorar a sua experiência e os nossos serviços, analisando a navegação no nosso sítio web. Ao continuar a navegar, consideramos que aceita o seu uso. Pode obter mais informação na nossa página Política de privacidade de dados pessoais

Notícias

26-12-2018

Faturação Electrónica da Administração Pública Portuguesa

A Filosoft vai disponibilizar até ao final do ano a fatura eletrónica para a administração pública no formato UBL 2.1 ESPAP.

O Software Filosoft ira poder gerar faturas no formato indicado, assim como PDF assinados digitalmente, sendo estes os formatos necessários para submissão no portal do contratado pelo estado para o efeito (SAPHETYGOV), será possível o envio de várias formas. (Exº gerar fatura para o estado, gerar PDF e enviar por email.) Os documentos em formato digital ficarão guardados no arquivo digital da aplicação, assim como ficarão registadas todas as emissões de documentos.

Aguarda-se a publicação de legislação nacional que regulamente a diretiva 2014/55/EU pelo que assim que possível se implementará as funcionalidades necessárias ou que daí derivem, assim como formas de comunicação com a plataforma.

 

Diretiva Comunitária 2014/55/EU obriga a adotação de Fatura Eletrónica na UE

  • Data para adoção Fatura Eletrónica até 18 Abr. 2019 (após publicação de norma/formato, 17 Out 2017)
  • (Aplicado a todos fornecedoras de entidades públicas)
  • Especifica que não é permitido o envio de arquivo de imagem (ex. pdf ou outros)
  • A fatura terá de ser enviada em formato UBL 2.1
  •  

A Administração Pública Portuguesa, está a adotar fatura eletrónica com os seus fornecedores, após transposição da Diretiva 2014/55/EU para o DL n.º 111-B/2017 de 31 de agosto, artigo 299B

  • Data para adoção de Fatura Eletrónica em Portugal, até 1 Jan. 2019.
  • Quais os campos obrigatórios devem constar na fatura (Ponto 1, artigo 299B)
  • Envio de fatura em dados, no formato UBL2.1 (formato adotado pela entidade Serv. Partilhados Adm. Pública, Adm. Pública Local, Empresas Públicas e Hospitais)

 

Portal web SaphetyGov

Descrição da solução: Plataforma tem ligação com Administração Pública Portuguesa e detém os requisitos legais obrigatórios para envio de fatura.

Como funciona: Após gerar fatura no seu software de faturação, deve submeter o ficheiro na plataforma SAPHETYGOV. (Deverá inscrever-se na mesma em https://login.saphety.com/pt/gov/).

 

Voltar atrás